SERRA DO ESPINHAÇO
Campos de Altitude, MG
Campos de Altitude, MG
Paisagens formadas em altitudes superiores a 900 metros acima do nível do mar onde o estrato arbóreo é praticamente inexistente. Raras árvores esparsas, arbustos e herbáceas compõem a fisionomia vegetal. Solo extremamente raso sobre formação rochosa em grande parte exposta fazem com que as águas das chuvas escoem rapidamente sobre a superfície. A ausência de vegetação de porte que proteja as plantas da insolação permanente e a inclemente ação dos ventos resultam na evaporação de todas as água superficiais.
Estas condições ambientais são responsáveis pelo elevado nivel de especialização das plantas. Elas desenvolveram mecanismos próprios para a eficiente captação e armazenamento de água além de recursos para redução de evapotranspiração. Estas são características inerentes a todas as espécies vegetais naturais destes ambientes.
Paradoxalmente, trata-se de uma região com um dos maiores índices de endemismo vegetal no Brasil. Encontra-se até mais de 10 espécies diferentes por metro quadrado.
Cidades históricas surgidas na época do garimpo de ouro e diamantes preenchem a cultura do tradicional povo mineiro destas bandas.