Sobre:
EXCURSÕES BURLE MARX
Roberto Burle Marx, considerado o maior paisagista do século XX, foi responsável por obras que transformaram paisagens urbanas e naturais em várias partes do mundo.
A partir 1978 Oscar integra a equipe de Burle Marx composta por arquitetos paisagistas, botânicos e especialistas. Participa das excursões pelo território nacional em busca de plantas com potencial uso ornamental e estudos ambientais.
Em muitas dessas excursões foram coletadas espécies botânicas desconhecidas pela Ciência. As plantas vivas seguiam para o Sítio Santo Antônio da Bica (atualmente Sítio Burle Marx – IPHAN) para domesticação, multiplicação e posterior introdução em jardins.
Após o falecimento de Roberto, as excursões de coleta de plantas foram descontinuadas.
Oscar mantém o hábito de realizar viagens de estudos ambientais até os dias de hoje sendo muitas delas em companhia de José Tabacow (parceiro de viagem desde 1978). A prática de coleta de plantas foi substituída por registros fotográficos e estudos da paisagem.
Expedição Burle Marx à Amazonia – realizada entre setembro e novembro de 1983, durante 53 dias de viagem, 11.000 km de estrada, 1.800 km de rios. O percurso iniciou-se no Rio de Janeiro, seguindo até Cuiabá, Porto Velho, Manaus, Boa Vista, Belém, Goiânia e Rio de Janeiro. Foram coletadas mais de 350 espécies botânicas diferentes. Os resultados da viagem foram registrados em publicação de circulação restrita sob o título: “EXPEDIÇÃO BURLE MARX A AMAZONIA – 1983 – CNPq”.
PRINCIPAIS EXCURSÕES DE BURLE MARX E EQUIPE